Como aumentar as vendas da sua florista?

Blog / Empresas / Como aumentar as vendas da sua florista?
Como aumentar as vendas da sua florista?

Se tem uma loja de flores, um dos seus principais objetivos deve estar centrado nas vendas dos seus produtos e serviços, de forma a ser um negócio lucrativo. Saiba como aumentar as vendas da sua florista!

 

Embora possa parecer simples, garantir as vendas de um negócio depende de diferentes variáveis, exige um grande esforço e necessita de uma estratégia de negócio bem definida. Como tal, deve começar por seguir todos os passos para abrir uma florista. De seguida, se o seu objetivo passar por garantir uma presença online, é imprescindível conhecer algumas dicas para promover a sua florista online.

Tendo uma presença online construída e forte, pode então focar-se em encontrar maneiras de potenciar e aumentar as vendas da sua florista. Veja algumas ideias!

  • Invista em diferentes promoções

As pessoas são extremamente sensíveis a promoções. Por mínimas que sejam, afetam o seu subconsciente e impulsionam a compra.

Como tal, foque-se em criar promoções para alguns momentos ou para certo tipo de produtos.

Por exemplo, pode aproveitar para vender flores que já estejam com uma vida útil reduzida ou que estejam com algum tipo de defeito em ramo ou a preços especiais. O mesmo com as plantas: pode fazer descontos em algumas plantas com baixa procura, mas que precisa de escoar stock.

Por outro lado, pode apostar em cupões de desconto exclusivos com vantagens, de forma a incentivar a compra de certos artigos por parte dos clientes.

  • Aposte em campanhas online exclusivas

Por vezes, um dos impedimentos para a compra online é o facto das pessoas terem de pagar elevados portes de envio, não confiarem no site ou terem uma má experiência de compra online, por exemplo.

De maneira a estimular a compra online, teste implementar algumas campanhas de oferta de portes de envio, em compras acima de x ou na compra de mais do que y artigos.

Esta estratégia não só terá impacto no número de transações como no aumento do carrinho médio, uma vez que é uma forma de estimular compras de valor mais elevado.

  • Crie packs especiais para diferentes efemérides

Em que momentos é que as pessoas mais procuram plantas ou ramos de flores? Em aniversários ou noutros dias “especiais”, como o Dia de São Valentim, Dia da Mulher ou Dia da Mãe, Páscoa ou Natal, por exemplo.

Como tal, esses momentos acabam por representar os picos de procura da sua florista, sendo que são também as alturas em que esperam encontrar algo mais personalizado ao dia, com um embrulho especial, por exemplo.

Assim sendo, pode ser uma boa estratégia criar packs exclusivos para alguns desses momentos, preparados previamente e que os clientes apenas tenham de “pegar e levar”.  Nesses packs, pode também incluir outro tipo de produtos, como chocolates ou cartões, de modo a ter algo mais personalizado.

  • Estabeleça parcerias com negócios e marcas complementares

As plantas e flores são bastante utilizadas como elemento de decoração ou de oferta em diferentes tipos de eventos, como conferências, festas ou funerais.

Desta maneira, procure dar a conhecer os seus artigos e serviços diretamente à entidades organizadoras deste tipo de eventos. O mesmo com Designers de Interiores, Organizadores de eventos ou Wedding Planners. Estabeleça ofertas personalizadas a cada tipo de evento, criando uma relação de win-win para ambas as partes.

  • Esteja presente em hotéis e restaurantes

Os hotéis e restaurantes são alguns dos locais que mais utilizam plantas e flores para decoração dos espaços ou como oferta aos clientes em algum tipo de situação mais pontual, como em algumas efemérides (Dia dos Namorados, por exemplo) ou em certos eventos que possam albergar.

Desta forma, pode ser bastante vantajoso para ambos criar uma parceria ao nível do fornecimento deste tipo de artigos, de forma recorrente. Pode, até, criar packs ou contratos de parceria, com uma oferta personalizada e preço adaptado à escala de encomendas.

  • Garanta uma experiência exclusiva

Existem bastantes lojas de venda de flores em Portugal. No entanto, podem ter públicos-alvo distintos e, como tal, uma oferta de produtos e serviços adaptada à sua própria realidade. Assim sendo, é importante diferenciar-se das demais, procurando criar uma experiência personalizada e envolvente, desde a fase de pesquisa até ao momento pós-venda.

Em termos práticos, se tiver uma loja de flores física, procure criar um espaço bem decorado, com uma boa luminosidade e que permita que os clientes consigam ver detalhadamente todas as flores e plantas disponíveis. Para isso, utilize bastante arrumação e diferentes tipos de expositores. De forma complementar, garanta que o cliente o consegue presenciar o ato de confeção dos arranjos de flores, de maneira a estar mais envolvido com o processo de compra e estimular a sua confiança.

Quer tenha um espaço de venda físico ou online, é também fulcral investir no packaging dos seus produtos, isto é, na embalagem de cada artigo. Procure criar algo criativo, útil e que seja reflexo da sua imagem de marca (pode utilizar um papel de embrulho com o seu logótipo e missão, por exemplo). Não se esqueça de garantir o bom acondicionamento dos artigos, tendo em conta a sua fragilidade e necessidades especiais.

  • Crie uma oferta de serviços

A comodidade e rapidez no serviço e entrega são duas das características mais procuradas na hora de escolher uma marca, principalmente quando estamos a falar de uma loja de flores online.

Procure oferecer um leque de serviços adaptado às diferentes necessidades dos clientes e tipos de produtos.

A oferta de um serviço de entregas ao domicílio pode fazer toda a diferença na compra online deste tipo de artigos, uma vez que, muitas das vezes, estamos a falar de de plantas ou flores de grandes dimensões, cujo transporte pode ser difícil ou inacessível a qualquer tipo de pessoa. Por outro lado, garante a comodidade, ao poder ser entregue facilmente em casa do cliente ou no destinatário, caso estejamos a falar de presentes, por exemplo.

  • Aproveite o poder dos artigos complementares

Por norma, quando as pessoas se deslocam a uma loja de flores e plantas ou florista, acabam por sentir necessidade de comprar mais do que o “produto core”: as plantas e flores. Posto isto, ofereça a possibilidade dos clientes saírem da sua loja com a “solução completa”, isto é, com todos os artigos e serviços adequados às suas necessidades.

No caso dos artigos, procure apostar pela comercialização de vasos, substratos (terra), regadores, floreiras, pás, tesouras de poda e outro tipo de artigos e instrumentos relacionados com o mundo da jardinagem.

De forma adicional, ofereça também a possibilidade de compra de cartões presente e outro tipo de elementos acessórios, que podem complementar a compra.

Por fim, aumentar as vendas pressupõe a necessidade dos seus processos e sistemas estarem adaptados a um maior fluxo de clientes e encomendas. Desta forma, garanta que tem um sistema de faturação, gestão e contabilidade adaptado às necessidades da sua florista.

Utilize o Vendus, um sistema de faturação online, com várias APIs e integrações associadas, que lhe permite gerir e emitir faturas em segundos, contabilizar todos os seus artigos e gerir os stocks, de forma personalizada ao seu negócio e integrado com várias formas de pagamento.

Saiba qual o plano de software de faturação que se adapta à sua florista e experimente gratuitamente, durante 30 dias.

 

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS desde 662.50$/mês sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Experimente Grátis
Sobre o Cegid Vendus

O Cegid Vendus é um programa de facturação homologado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.