O Cegid Vendus usa cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização.

Decoração de restaurantes: como tornar o seu espaço inesquecível


A cor das paredes, a disposição de mesas, cadeiras e balcões ou os materiais não são apenas detalhes decididos de forma aleatória, mas pontos essenciais a ter em conta na decoração de um restaurante. Fazer as escolhas acertadas contribui para atrair clientes e para fazer com que se sintam bem no espaço, mas também facilita o trabalho do seu staff.

Decorar ou redecorar um restaurante é, por isso, uma forma de proporcionar uma boa experiência a quem o visita, o que contribui para o sucesso do negócio. E, como verá, nem sempre é preciso investir muito para mudar.

A importância das cores no design de interiores

Sabia que as cores influenciam o apetite? E que algumas conjugações são mais eficazes do que outras na transformação de um espaço? Os tons usados na decoração podem fazer com que um lugar se torne mais acolhedor ou com que pareça maior, além de suscitarem nos clientes diferentes sensações.

Ao decorar um restaurante também é muito importante garantir que a paleta de cores usada nas paredes, móveis, toalhas e nos menus é harmoniosa, mesmo que o objetivo seja criar um espaço colorido.

A chamada psicologia das cores não deve ser descurada quando se pensa na decoração. Conheça alguns exemplos de como as cores influenciam os clientes e da forma como se adequam a certos espaços.

Vermelho

Acelera o ritmo cardíaco e aumenta a sensação de fome, mas também faz com que as pessoas comam mais depressa e deixem o espaço mais rapidamente, o que pode ser útil se pretende uma sala com bastante rotação. Indicado para restaurantes de fast food e de refeições rápidas.

Laranja

Faz com que as pessoas se sintam animadas e, por isso, é indicado para restaurantes de fast food ou gelatarias. Como as pessoas estão felizes, não vão sentir-se tão culpadas pela comida que estão a ingerir não ser a mais saudável.

Amarelo

Tem um efeito semelhante ao laranja, criando um ambiente vibrante e de alegria. Por isso, deve ser evitado se a ideia é criar um espaço mais relaxante. É indicado para restaurantes mais casuais, étnicos, restaurantes de petiscos ou cafés.

Verde

O verde transmite conforto e calma. Como é uma cor muito presente na natureza, é indicado para restaurantes vegan e vegetarianos, de comida biológica ou outro tipo de refeições mais saudáveis.

Castanho

O castanho cria uma sensação de conforto e relaxamento. É por isso muito utilizado em espaços como quartos ou spas. Além disso, remete para a ligação à terra, ao que é natural. Se o seu restaurante tem este tipo de características, o castanho é uma opção a considerar.

Azul

Por não ser uma cor natural na comida, pode reduzir o apetite. Se as paredes forem desta cor, podem dar um tom azulado aos alimentos. Como faz lembrar água, o azul causa sede. Adequado para bares, discotecas e restaurantes junto ao mar.

Branco

Evoca limpeza e frescura, fazendo com que um espaço pareça maior. Mas deve ser usado com moderação e em conjugação com tons pastel ou contrastantes. Adequado para restaurantes pequenos, salas de banquetes e para locais que recebem festas de casamento.

Preto

É uma cor pouco habitual nos alimentos, pelo que pode reduzir o apetite. Tal como o branco, deve ser usado com moderação. Em contraste com outras cores torna-as mais vibrantes, mas em demasia escurece o ambiente. O ideal será a conjugação com tons neutros, como o metal. Indicado para espaços noturnos, restaurantes com um design contemporâneo ou para criar um espaço mais intimista.

Os pontos essenciais na decoração de um restaurante

A decoração é algo que se pode fazer a partir do zero, quando se abre um novo espaço. Nesta fase é mais fácil definir o que se pretende e escolher, de forma detalhada, todos os aspetos relacionados com a aparência do espaço, desde o mobiliário de maior dimensão até detalhes como as plantas ou velas.

Mas ter um restaurante aberto não significa que não se possa ir melhorando os aspetos relacionados com a decoração, sem necessidade de grandes obras ou compras. Às vezes, basta pintar uma parede ou mudar a disposição das mesas para criar um ambiente diferente e mais acolhedor.

Conheça os pontos mais importantes que deve considerar ao pensar ou repensar a decoração do seu restaurante.

Design

O design é a soma de todas as partes, conjugando os pontos chave do negócio da restauração: o conforto, o appetite appeal, a cozinha e o serviço. O design escolhido tem de fazer com que os clientes se sintam confortáveis e despertar-lhes o apetite, mas também permitir que o serviço decorra de forma fluida, bem articulado com a cozinha e de acordo com as expetativas dos comensais.

Assim, ao decorar o restaurante há que pensar num design que possa criar um atmosfera convidativa, mas ao mesmo tempo garantir a eficiência. Tal só se consegue se forem tidos em conta aspetos tão diferentes o arranjo das mesas, a paleta de cores e a otimização do atendimento.

Funcionalidade

Um restaurante tem de ser acolhedor para os clientes, mas também funcional, de forma a que o serviço decorra sem contratempos. Um espaço demasiado pequeno, com um balcão no centro, mesas demasiado próximas ou uma fila de clientes à espera na sala de refeições dificulta o trabalho do staff e torna-se desconfortável para quem o frequenta.

A fluidez, permitindo que todos circulem sem obstáculos, é um dos pontos mais importantes, quando se pensa na decoração de um restaurante.

O ideal será criar várias zonas. Uma delas perto da entrada, para quem espera que a sua mesa fique pronta (se quiser coloque um bar nesta área, para que os clientes bebam um aperitivo enquanto esperam), uma sala com várias mesas e outra destinada a grupos ou a jantares mais tranquilos.

As mesas, cadeiras e bancos devem ser fáceis de deslocar, de forma a acomodar grupos de diferentes dimensões ou até a alterar o layout da sala, caso seja necessário.

A funcionalidade também se consegue recorrendo ao software certo. O software da Vendus permite fazer a gestão das salas e das mesas e facilita a comunicação entre a sala e a cozinha através de telemóvel ou tablet.

Higiene

A higiene não se deve limitar à zona de preparação de alimentos ou à apresentação dos funcionários. Deve ser um fator a ter em conta quando se pensa na decoração do restaurante. O chão, paredes, mesas e cadeiras devem ser fáceis de limpar (até porque há sempre acidentes com comidas e bebidas que podem deixar nódoas), tornando assim o espaço mais limpo e seguro para clientes e para a equipa.

Escolha cores e materiais que simplifiquem as tarefas relacionadas com a higienização e que ajudem a transmitir uma sensação de limpeza aos clientes.

Iluminação adequada

A iluminação é um aspeto muito importante da decoração do restaurante, já que tem o poder de tornar um espaço mais acolhedor, mais frio ou até mais soturno. Tirar partido da luz natural durante o dia é sempre uma boa opção, mas deve evitar que o sol aqueça demasiado o espaço ou que a luz se torne incómoda.

O jogo entre luz e sombra é valorizado com toldos, guarda-sóis no exterior e outras peças decorativas que ajudem a criar o ambiente certo.

À noite, as velas contribuem para uma atmosfera acolhedora, mas não se deve exagerar na quantidade, para que o ambiente não se torne demasiado pesado.

O ideal será ter iluminação artificial regulável. Isto é, que se possa aumentar ou diminuir nos vários espaços e consoante os períodos do dia.

Também é importante ter atenção à temperatura da luz. Se na cozinha é conveniente usar uma luz fria (luz branca ou azul), na sala de refeições devem prevalecer as tonalidades mais quentes e convidativos (luz amarela).

Sustentabilidade

A sustentabilidade é uma tendência que se adequa perfeitamente à decoração de restaurantes.

A reutilização de materiais tem possibilidades infinitas: dos móveis reciclados, a paletes e caixotes de madeira usados como bancos ou mesas, passando pelos têxteis (antigas toalhas que se transformam em guardanapos) ou pelos menus noutros suportes que não o papel, há muitas ideias para ter uma decoração amiga do ambiente.

Pensar local

A decoração do seu restaurante deve não só valorizar o local onde se encontra como apoiar os negócios locais.

Incorpore na decoração referências à cidade ou área em que o restaurante se situa, já que esta é uma forma de diferenciar o seu espaço de outros semelhantes que exitam noutros locais. Por vezes, basta uma referência subtil, como pequenas gravuras ou têxteis com padrões que remetam para o local (como a silhueta de um monumento ou o mar) para ter o efeito pretendido.

Contratar artistas locais para criarem pinturas, louça ou artesanato para o local e encomendar arranjos na florista da sua rua são duas formas de homenagear a sua região e de ajudar outros negócios.

Valorizar os pontos fortes

Uma das melhores formas de atrair clientes para o seu restaurante é valorizar os pontos fortes. E esta máxima aplica-se não só à qualidade da comida, como ao próprio espaço. O exemplo mais óbvio são os restaurantes junto ao mar, que conseguem tirar partido dessa localização privilegiada através de janelas grandes ou esplanadas.

Mas todos os locais têm pontos que devem ser valorizados, sejam paredes em pedra, um terraço nas traseiras, um teto antigo com traves de madeira ou uma lareira que estava escondida. Muitos restaurantes aproveitam detalhes da antiga vida do espaço (que pode ter sido uma mercearia, um armazém ou até uma escola) como inspiração para a decoração.

Se tem um terraço ou uma esplanada, construa um ambiente diferente nesse espaço e crie condições para que seja usado em qualquer altura do ano.

Criatividade ou inspiração? O Pinterest ajuda

Ao pensar na decoração do seu restaurante é importante ser criativo, trazendo algo de novo e diferente que o destaque da concorrência. Esta criatividade pode estar presente no conceito geral da decoração ou apenas em pequenos apontamentos, como quadros, cadeiras ou nos padrões escolhidos.

Incorporar o chamado “fator uau”, ou seja, algo que surpreenda os clientes e que se torne uma imagem de marca do restaurante nem sempre é fácil, mas vale mesmo a pena procurar uma ideia que cause esse efeito.

E como criatividade e inspiração andam ligadas, a melhor forma de ser criativo é, muitas vezes, procurar inspiração, seja em locais que visitou ou até na internet. O Pinterest é uma fonte inesgotável de ideias que para decorar o seu espaço. Basta escrever “decorar restaurante” na barra de pesquisa e vai encontrar centenas de ideias, desde o aspeto geral da sala até detalhes de iluminação, ementas ou formas originais de decorar paredes.

No YouTube e Instagram também é possível encontrar inspiração e inúmeros vídeos de “faça você mesmo”, que ensinam pequenos truques para decorar espaços de uma forma fácil e económica.

10 dicas para decorar o seu restaurante

Decorar um restaurante não tem de ser uma missão complexa, com obras demoradas e um grande investimento financeiro. Muitas vezes, é uma questão de organizar melhor o espaço, criando ou eliminando áreas, de mudar a iluminação, acrescentar ou tirar cor ou melhorar o layout das mesas.

Deixamos algumas dicas de decoração que podem servir de inspiração para aquela renovação que quer fazer há muito tempo. Estes são bons pontos de partida:

  • Valorizar a entrada do restaurante, melhorando a iluminação, tornando a porta mais funcional ou colocando um toldo apelativo;
  • Aproveitar as janelas para a rua e colocar um balcão com bancos altos, para que os clientes se sentem a conversar e a ver quem passa enquanto aguardam por mesa;
  • Manter a casa de banho funcional e sempre limpa;
  • Ter um espaço que permita a circulação de cadeiras de rodas ou carrinhos de bebé;
  • Apostar em cadeiras espaçosas;
  • Ter um local para pendurar casacos e malas de senhora;
  • Criar um balcão de sobremesas;
  • Ter visibilidade para a cozinha;
  • Usar plantas e flores, tanto no interior como no exterior
  • Criar um “spot” para fotos, que as pessoas possam usar para partilhar a ida ao restaurante nas redes sociais.