Criar uma esplanada num restaurante não é apenas colocar mesas e cadeiras no passeio. Há regras e leis a cumprir, equipamento para comprar e também são necessárias algumas alterações na gestão do espaço. Mas tudo isto é, afinal, bem mais simples do que imagina.
Uma esplanada pode ser um prolongamento do restaurante, mas também um espaço com outro conceito: mais animado, com refeições ligeiras e um ambiente mais descontraído. Além disso, não tem necessariamente de estar virada para a rua. Um terraço nas traseiras do edifício, uma varanda espaçosa ou um jardim de inverno são ótimos locais para instalar a sua esplanada.
As ideias são muitas e as potencialidades deste espaço são ainda mais. Os clientes vão certamente agradecer a possibilidade de almoçar ou jantar ao ar livre nos meses de calor e, mesmo nos dias mais frios, uma esplanada bem aquecida é sempre um refúgio apetecível.
O que é necessário para abrir uma esplanada
Se tem vindo a alimentar a ideia de montar uma esplanada no restaurante, esta é a altura certa para aproveitar aquele espaço extra para receber mais clientes e atrair outros. Afinal, um ponto no exterior chama a atenção de quem passa e convida a ficar.
Para abrir uma esplanada há três tipos de necessidades que deve ter em conta: as licenças e burocracias (que devem ser o primeiro passo, para evitar multas), a compra de equipamento e a estratégia para a gestão deste espaço, nomeadamente em termos de recursos técnicos (como POS) e humanos.
Licenças e procedimentos para abrir uma esplanada
Instalar uma esplanada no passeio junto à entrada do restaurante tem algumas regras e implica um pedido de licença. Se ainda vai abrir o seu espaço de restauração, é possível fazer o pedido de ocupação do espaço público em simultâneo com outras licenças. Se o estabelecimento já estiver em funcionamento, o licenciamento pode ser feito a qualquer momento.
O processo é agora bastante simples, uma vez que está abrangido pelo chamado Licenciamento Zero. Assim, basta fazer uma mera comunicação prévia do espaço público, através do Balcão do Empreendedor e, desde que cumpra os requisitos exigidos e faça o pagamento das taxas devidas, pode proceder imediatamente à instalação da sua esplanada.
Os requisitos exigidos para poder aceder à mera comunicação prévia na montagem de uma esplanada são:
- A esplanada estar instalada na área contígua à fachada do estabelecimento;
- A ocupação transversal da esplanada não exceder a largura da fachada;
- Os guarda-ventos devem ser instalados de forma perpendicular à fachada e o seu avanço não ultrapassar o da esplanada;
- O estrado não pode exceder a dimensão da esplanada.
Caso contrário, a instalação fica dependente de um despacho emitido pela respetiva Câmara Municipal. Se o seu restaurante está situado nos concelhos de Lisboa ou Loures, terá de contactar diretamente as respetivas autarquias.
Além das condições referidas para obter a licença através da mera comunicação prévia, há ainda a ter em conta outros requisitos para a instalação de uma esplanada. Esta não pode:
- Obstruir ou afetar a estética envolvente;
- Causar prejuízos a terceiros;
- Afetar a segurança das pessoas ou bens, a circulação rodoviária ou ferroviária;
- Ter disposições, formatos ou cores que possam confundir-se com sinais de trânsito;
- Prejudicar a circulação dos peões, nomeadamente de portadores de deficiência.
Compra de mesas e cadeiras
Ao criar uma esplanada é necessário algum investimento em mobiliário e outro equipamento para o exterior. Tenha em conta que estes equipamentos devem ser recolhidos quando o espaço não está em funcionamento, pelo que é necessário que sejam robustos, mas facilmente desmontáveis.
O facto de estarem no exterior e, portanto, expostos ao sol, humidade e outros elementos, torna aconselhável o recurso a materiais mais resistentes, que não se estraguem facilmente.
Os guarda-sóis são essenciais não só no verão, mas em todos os dias soalheiros e, sobretudo, nas horas em que o sol está mais intenso. No outono e no inverno, em particular durante a noite, pode ser útil ter aquecedores de exterior, de modo a que a esplanada possa ser utilizada durante todo o ano.
Tenha também em conta a necessidade de instalação de outros equipamentos, como balcões, arcas frigoríficas (por exemplo, para gelados) e terminais para pagamento.
Ao escolher o equipamento para a esplanada terá ainda de respeitar algumas restrições impostas por lei, como:
- O mobiliário só pode ser instalado na área comunicada de ocupação da esplanada;
- Os móveis devem ser adequados para uso no exterior e de uma cor que se adeque ao ambiente urbano em que a esplanada está inserida;
- Os guarda-sóis só devem ser instalados durante o período de funcionamento da esplanada e têm de ter uma base que garanta a segurança dos clientes;
- Os aquecedores verticais devem ser próprios para uso no exterior e respeitarem as condições de segurança;
- Se o passeio tiver uma paragem de transportes coletivos, deve ser respeitada uma distância de 5 metros para cada lado na instalação de esplanada.
Gestão do serviço
Criar uma esplanada no restaurante implica igualmente fazer algumas alterações na gestão do serviço, não só para garantir que os clientes estejam confortáveis e não tenham longos períodos de espera, mas também que os funcionários possam trabalhar de forma eficaz.
Assim, deve ponderar a necessidade de ter um ou vários funcionários exclusivamente dedicados a esta zona do restaurante. Neste caso, é ainda mais importante que exista uma boa comunicação com a cozinha, evitando que os pedidos fiquem esquecidos e as refeições arrefeçam.
Para ajudar nestas operações, será útil escolher um software de faturação como o Vendus, que permite fazer a impressão de pedidos para diferentes estações simultaneamente (por exemplo, cozinha, bar e esplanada). Além disso, é compatível com vários sistemas operativos para que possa usar vários dispositivos de forma sincronizada.
12 dicas para montar uma esplanada
Instalar uma esplanada no seu restaurante aumenta a oferta para os seus clientes, atrai novos frequentadores e pode servir de inspiração para a criação de novos pratos ou para a realização de eventos esporádicos ou regulares no espaço exterior.
Veja algumas dicas para potenciar a utilização da esplanada e fazer com que seja uma mais-valia para o seu negócio:
- O design da esplanada deve ser coerente com o do restaurante em termos de logotipo, cores e outros elementos que identifiquem a marca;
- Guarda-sóis e aquecedores devem ser integrados na decoração e não elementos estranhos em termos estéticos;
- A utilização de ar condicionado, se o espaço não for totalmente aberto, é importante para climatizar e aumentar o conforto;
- É importante escolher materiais resistentes para mesas e cadeiras, como a madeira ou o metal, mas sem descurar a elegância e o conforto;
- Colocar almofadas e poltronas em certas áreas, torna o local mais apelativo e confortável;
- A decoração da esplanada é valorizada com a utilização de plantas ou flores naturais;
- Escolher materiais antirreflexo, para que os clientes não se sintam incomodados quando o sol incide sobre eles;
- Instalar um móvel de apoio com talheres, louça e outros utensílios, para que o serviço seja mais rápido;
- Se o local do restaurante costuma atrair insetos, como mosquitos, é útil ter velas ou redes mosquiteiras, que os mantenham afastados dos clientes;
- Colocar quadros informativos para divulgar ofertas especiais, menus ou horários de funcionamento;
- À noite, e sobretudo nos meses mais frios, as mantas são indispensáveis;
- Incluir elementos que valorizem a esplanada: um carrinho de gelados ou entretenimento para as crianças são alguns exemplos de detalhes que podem fazer a diferença.