O Cegid Vendus usa cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização.

Integração do POS com e-commerce: vantagens para lojas híbridas


Tem uma loja física e vai aderir ao comércio eletrónico? Ou possui um negócio online e pretende abrir um espaço físico? Em ambos os casos, há inúmeras vantagens em fazer a integração do sistema POS com o e-commerce.

O facto de ter dois canais de venda não significa que tenha de os gerir de forma separada, duplicando trabalho e custos. Muito pelo contrário. Ao integrar os dois sistemas, não só facilita a gestão do negócio, como promove a implementação de uma estratégia omnicanal eficaz.

POS integrado no e-commerce: como funciona?

A integração do POS com a loja online ou plataforma de e-commerce permite ligar as duas vertentes do negócio, fornecendo uma visão geral sobre a empresa e as suas vendas.

Na prática, fica apenas com um sistema, bastante ágil, em que existe sincronização entre o online e o offline. Basta aceder ao sistema para ter acesso a todos os dados dos vários canais de vendas.

A integração do POS no e-commerce (loja online ou plataforma de comércio eletrónico) é feita através de uma solução digital (um software) que estabelece a ligação entre os dois sistemas, garantindo que os dados são atualizados em tempo real nos dois canais. O processamento das transações decorre simultaneamente online e offline.

Ao colocar os dois sistemas em comunicação, de forma a que as ações efetuadas num se reflitam no outro, existe uma sincronização automática da informação. Ou seja, não é necessário registar manualmente qualquer transação, evitando assim erros e a duplicação de trabalho na inserção de dados. Há apenas um software de faturação para o negócio online e físico.

Quais as vantagens da integração das vendas online e da loja física?

O mundo do comércio a retalho mudou e atualmente é quase impossível não ter um negócio online (num site próprio ou em marketplaces) para complementar a loja tradicional. Ao integrar as duas vertentes do negócio, a empresa vai ganhar em eficiência, faturação e satisfação dos clientes.

Otimizar a gestão

A integração entre as vendas na loja aberta ao público e as que são feitas através da loja online é uma forma de aumentar a eficiência do seu negócio.

A comunicação em tempo real das transações em offline e online vai ajudar a poupar tempo, porque todos os dados são sincronizados e ficam disponíveis no mesmo local.

Como todo o processo é automático e efetuado através do software do POS, a empresa não necessita de ter recursos alocados à inserção de informação. Uma compra no ponto de venda no estabelecimento físico é registada e "partilhada" com o online e vice-versa.

Desta forma, os colaboradores ficam com disponibilidade para outras tarefas com maior impacto no desempenho da empresa. Além disso, e dado que o processamento é automatizado, evitam-se os erros causados pela inserção manual de informação.

O sistema POS completo, que integra ambos os canais de venda, facilita a gestão porque a informação relativa a clientes, encomendas e produtos está num só local.

Como tem um só sistema, usa apenas um programa de faturação, o que simplifica o processo de envio da informação à AT.

Melhor gestão de inventário

Ao integrar o retalho com e-commerce vai, também, garantir uma gestão de inventário mais fiável, já que cada pedido é registado no mesmo local, independentemente da sua origem (loja física ou loja virtual).

Esta informação é atualizada automaticamente e em tempo real. Desta forma consegue evitar rutura de stocks e eventuais reclamações de clientes que fizeram compras online e encomendaram um artigo que, afinal, já não estava disponível.

Algumas soluções de software têm ferramentas para criar alertas sempre que um determinado artigo desce até um determinado nível de stock e, até, para encomendar automaticamente produtos em falta.

Uma gestão de inventário comum aos dois canais de vendas também é útil para otimizar o stock, isto é, para perceber que artigos estão em excesso e precisam de ser escoados (por exemplo, através de promoções) ou quando é necessário transferir stock entre os vários locais de armazenamento.

Aumentar as vendas

Ao oferecer as duas vertentes do negócio vai, não só aumentar o número de clientes, como atrair novos públicos. Por exemplo, pode levar consumidores do online para o seu estabelecimento, se criar um sistema que permite a recolha em loja. Desta forma, dará a conhecer o seu espaço e, provavelmente, fazer com que o cliente se interesse pelos artigos expostos.

Uma das vantagens da gestão comum entre offline e online é a visão holística do negócio. Ao analisar os dados, sempre atualizados e centralizados, consegue um panorama geral que permite definir estratégias comerciais e de marketing que aumentem a faturação.

A integração do POS com o e-commerce permite criar campanhas de descontos para as duas vertentes do negócio, aplicando-as simultaneamente ou de forma separada, se entender que é a melhor solução. E como o software de gestão é comum, terá acesso aos dados para verificar a eficácia das suas estratégias, fazendo os devidos ajustes, caso seja necessário.

Melhorar a experiência do cliente

Um sistema de gestão integrada é, igualmente, uma forma de melhorar a experiência do cliente final, aumentando a sua satisfação. Isto pode ser feito, por exemplo, através da disponibilização de várias opções de entrega (na loja, em casa, num pick up point) e de pagamento (como cartão de crédito, multibanco ou MB Way), algo que é cada vez mais valorizado pelos consumidores digitais.

Permite, também, que as trocas ou devoluções possam ocorrer em qualquer lugar, independentemente da forma como comprou. Se, por exemplo, adquiriu um determinado tamanho online através do site pode dirigir-se ao estabelecimento para fazer a troca. Como a interface é comum, é possível verificar, de uma forma fácil e rápida, todo o processo e o atendimento ao cliente torna-se mais eficiente.

Por outro lado, um sistema de POS certificado, como o Cegid Vendus, permite, no estabelecimento comercial ou online, uma experiência de compra segura, quer em termos de pagamentos, quer no que respeita à proteção de dados e política de privacidade.

A fiabilidade melhora o relacionamento com o cliente, contribuindo para a fidelização. Para incentivar a lealdade dos consumidores também é possível recorrer a programas de recompensas, como ofertas ou descontos, algo que se torna mais fácil de gerir e de pôr em prática quando o e-commerce está integrado no seu sistema de ponto de venda.

O que ter em conta na integração de um POS e um site de e-commerce?

A integração de um POS com o e-commerce vai depender da abordagem que a sua empresa está a fazer ao mercado. Tem um ou vários estabelecimentos e quer crescer através das vendas na internet? Ou sempre geriu um negócio online, sentindo agora necessidade de abrir um espaço físico?

Em ambos os casos, o melhor sistema é sempre o que garanta uma sincronização perfeita entre os dois canais de vendas. A facilidade de utilização, a funcionalidade e a integração com os sistemas e equipamentos que já tem devem ser tidos em conta. Mas há ainda pontos a considerar em cada um dos casos.

Da loja para o comércio eletrónico

Se tem um estabelecimento aberto ao público, o mais provável é que já possua um sistema de POS para registar as vendas e receber pagamentos. Nesse caso, verifique se é possível fazer a integração do sistema de POS com a plataforma de e-commerce que está a pensar utilizar. Se ambos tiverem uma API, à partida, a integração será mais fácil.

Caso contrário, contacte o fornecedor do seu POS e pergunte quais as opções de que dispõe em termos de integração com outras plataformas. Não havendo possibilidade de integração, pode ser necessário trocar de fornecedor.

Nesse caso, ao escolher um sistema, opte por um que seja fácil de usar e intuitivo e que ofereça funcionalidades que possam constituir uma mais-valia para o seu negócio. Um software POS baseado na cloud, por exemplo, vai permitir que os dispositivos móveis, como tablets ou smartphones possam funcionar como um ponto de venda, permitindo também uma série de outras soluções, como faturação online, que melhoram a gestão empresarial.

Do online para o offline

Para quem já tem um negócio online e pretende abrir um espaço físico, basta procurar um sistema POS que seja compatível com a sua solução de e-commerce.

Neste caso, um software pensado para permitir a integração com as principais plataformas online de e-commerce é, provavelmente a melhor solução para começar a vender num estabelecimento. Este tipo de sistema evita que tenha de investir num novo software e de repetir a inserção de informação sobre produtos e preços.

Para escolher o melhor, tenha ainda em conta aspetos como a integração com os meios de pagamento que já disponibiliza no site, a gestão de stocks em ambos os canais ou a possibilidade de ter vários utilizadores em simultâneo.