Investimento para montar uma empresa de serviços de jardinagem

Blog / Faturação / Investimento para montar uma empresa de serviços de jardinagem
Investimento para montar uma empresa de serviços de jardinagem

Em qualquer tipo de negócio, seja ele de maior ou de pequena dimensão, é necessário investir a diferentes níveis para o tornar realidade. Pretende abrir um negócio de jardinagem? Então veja qual o investimento necessário que necessita de aplicar enquanto empreendedor.

Quando falamos em “investimento”, embora a maior parte das pessoas associe diretamente ao dinheiro necessário, este não é o investimento exclusivo.

Abrir um negócio depreende, também, o investimento noutro tipo de recursos, como o tempo, capacidade intelectual e outros recursos não monetários.  Por exemplo, mesmo que montar um serviço de jardinagem não exija um espaço físico, terá de suportar obrigatoriamente alguns custos relacionados com a abertura da empresa e com o fornecimento dos serviços no dia a dia.

Por outro lado, não só deve contabilizar e analisar qual o investimento inicial necessário como também os custos decorrentes da prestação da atividade: os custos a longo prazo.

Qual o investimento para abrir uma empresa de serviços de jardinagem?

  • Abertura da empresa

De acordo com o plano de negócios que definiu para abrir uma empresa de jardinagem, para poder operar de forma legal, é necessário abrir e legalizar a sua empresa, tendo em conta a legislação em vigor em Portugal.

Como tal, deve considerar os custos de abertura de atividade, que dependem diretamente da forma jurídica da empresa, do número de sócios na sociedade, assim como dos bens móveis e imóveis associados. Quais os principais custos?

  • Custo do registo através da Empresa na Hora: 360 euros;

  • Certificado de Admissibilidade para a criação da empresa: 70 euros para pedido normal ou 150 euros para pedidos urgentes;

  • Nas sociedades com entradas de imóveis ou participações sociais que tenham que ser registadas: 50 euros por imóvel ou quota;

  • Sociedades com bens móveis: 30 euros por cada bem;

  • No caso de serem associados ciclomotores, motociclos, triciclo ou quadriciplos com cilindradas até 50 cm3. com um limite de 30 mil euros: 20 euros por veículo.

  • Impostos e taxas

Operar em Portugal considera ainda os impostos associados à atividade, entre os quais se destacam:

  • Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC), em que é aplicada uma taxa de 21% sobre os lucros da sua empresa. No entanto, damos nota que as pequenas e médicas empresas (PMEs) têm um benefício nos primeiros 15 mil euros de lucro, sendo taxadas apenas a 17% até esse valor;

  • Taxas de IVA, que podem variar entre os 6%, 13% e os 23% em Portugal, dependendo dos bens ou serviços prestados;

  • Taxa Social Única (TSU), uma taxa de 23,75% paga à Segurança Social sobre o salário de cada colaborador da empresa;

  • Derrama Municipal sobre os lucros da empresa, que varia de cidade para cidade. Por exemplo, existem locais que beneficiam de uma derrama municipal reduzida, de maneira a potenciar os investimentos nessas zonas de atividade. Veja quais as derramas municipais em vigor.

  • Veículos

Um negócio próprio de prestação de serviços de jardinagem pressupõe a deslocação dos técnicos de jardinagem (como os jardineiros) aos locais (nomedamente, às residências dos seus clientes) para analisar o espaço e executar o serviço selecionado.

Assim sendo, um dos grandes investimentos a considerar é a compra de um veículo, capaz de suportar todas as suas deslocações e de transportar os diferentes materiais necessários à execução dos serviços de manutenção de jardins, como máquinas de cortar a relva, máquinas aparadoras e entre outros materiais.

Ter um veículo implica, ainda, o pagamento de alguns impostos, seguros, abastecimento, assim como a sua manutenção, que deve igualmente considerar.

  • Equipamentos e ferramentas de jardinagem

Embora alguns serviços de jardinagem possam ser executados apenas com o auxílio das suas próprias mãos, é esperado que uma empresa de jardinagem profissional ofereça um serviço especializado, com o auxílio de diferentes equipamentos e ferramentas de jardinagem.

Anote algumas dessas ferramentas essenciais:

  • Máquina de cortar a relva;

  • Máquina aparadora;

  • Tesoura da poda;

  • Luvas;

  • Regadores;

  • Enxada;

  • Pá;

  • Entre outros.

Dependendo do modelo, da marca e das características, pode representar um elevado investimento inicial. Dica: Invista em equipamentos de qualidade que, à partida, terão também uma maior durabilidade. Embora possa representar um maior investimento inicial, compensará a longo prazo e será uma forma mais sustentável de operar.

  • Materiais de jardinagem

Complementarmente aos equipamentos de jardinagem, irá necessitar também de materiais de jardinagem para tratar do jardim. Os substratos, adubos, fertilizantes, herbicidas, inseticidas ou fungicidas são alguns desses materiais.

Por outro lado, se oferecer serviços de decoração dos espaços, paisagismo ou plantação, por exemplo, necessitará também de vasos, floreiras, plantas, sementes e outros artigos de decoração de jardim, como iluminação de exterior ou pedras.

  • Espaço do negócio

Caso opte por ter um espaço físico, deve considerar todos os custos relacionados com o aluguer ou compra do espaço, assim como com a sua manutenção, entre os quais:

  • Renda do espaço;

  • Equipamento de decoração do espaço;

  • Material de escritório (computador, TPA, cadeiras, mesas, armários)

  • Custos mensais de luz, água, eletricidade;

  • Decoração e sinalética do espaço;

  • Serviços de limpeza.

  • Telemóvel ou telefone

Deve garantir que está sempre contactável para os seus clientes. Ter telefone ou telemóvel será uma grande ajuda para comunicar diretamente com os mesmos, através de chamada, mensagem ou, eventualmente, a partir do Whatsapp.

Idealmente, assegure que todos os colaboradores têm um telemóvel sempre consigo, de maneira a poder contactá-los, permitir que sejam contactados ou que contactem diretamente os seus clientes e eventuais fornecedores de materiais.

  • Equipa de colaboradores e respetiva formação

Caso decida expandir o seu negócio, será necessário investir numa equipa de colaboradores especializados em jardinagem ou em serviços específicos.

Enquanto patrão, deve considerar as despesas relacionadas com o pagamento de ordenados, subsídios, os descontos para a segurança social e seguros. Adicionalmente, também é fundamental considerar os custos inerentes à formação da equipa.

Certifique-se que investe em cursos de jardinagem (existem cursos com conteúdos gratuitos), que permitam que todos os seus colaboradores tenham acesso a todas as informações sobre jardinagem, de maneira a realizarem um atendimento de qualidade, garantindo que os clientes fiquem satisfeitos.

  • Sistema de faturação e contabilidade certificado

A prestação de serviços pressupõe que exista um processo de gestão e faturação tão exigente quanto outro tipo de negócio de venda de artigos. Assim sendo, é essencial utilizar um sistema de faturação certificado pela Autoridade Tributária, que lhe permita emitir faturas quando e onde desejar.

O Vendus é um software de faturação online, ideal para a sua empresa de jardinagem, uma vez que lhe permite faturar diretamente os seus serviços a partir do seu telemóvel (Android ou iOS) e entregar a fatura em papel ao seu cliente, uma vez que é compatível com várias impressoras, via wifi ou bluetooth.

Pode experimentar este software gratuitamente durante 30 dias e começar a utilizá-lo a partir de apenas 4,99€ por mês!

  • Serviços de Contabilidade

Tendo em consideração o tipo de negócio e a sua dimensão, é essencial recorrer a serviços de contabilidade, de maneira a garantir uma correta gestão dos recursos da empresa.

No caso de ser um microempreendedor e ter uma empresa mais pequena, sugerimos que utilize os serviços de um Técnico Oficial de Contas (TOC) para o ajudar nessa tarefa. Pode ser um investimento relativamente elevado, mas uma coisa podemos garantir: evitará muitos problemas e custos maiores associados, em caso de eventuais incumprimentos.

  • Comunicação e divulgação

Por fim, mas não menos importante, considere todos os investimentos em marketing e comunicação, relacionados com a divulgação da sua empresa ou eventuais estratégias de fidelização do seu público-alvo.

Estes custos variam bastante, tendo em conta os canais onde opte investir e do alcance a tomar, embora sejam custos essenciais para o sucesso do negócio.

O marketing "boca a boca", embora continue a ser impactante, já não é suficiente para ter um negócio bem sucedido, até porque os canais digitais têm vindo crescer e ganhar maior visibilidade. Veja como fazer com que a sua empresa de serviços jardinagem seja encontrada online.

 

Em termos qualitativos, não lhe conseguimos indicar um valor “certo” de investimento, uma vez que, como pôde verificar, este valor dependerá inteiramente do tipo de empresa, posicionamento, público-alvo, dimensão do negócio, tipos de serviços prestados, número de colaboradores contratados e muito mais.

Deve considerar o plano de negócios definido na hora de montar a sua empresa de jardinagem, de maneira a avaliar quais os custos mais ajustados a cada rubrica de investimento.

No que diz respeito aos custos variáveis, tenha ainda em consideração três cenários: pessimista, realista e otimista, de maneira a poder perceber se tem autonomia financeira, enquanto empresário, para gerir esse tipo de cenários e qual a rentabilidade esperada a longo prazo.

Caso não tenha disponível o valor de  investimento necessário, prefira salvaguardar as suas poupanças ou queira procurar alguns dos apoios disponíveis por parte do Estado, veja alguns apoios financeiros a que pode recorrer para abrir o seu negócio.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS desde 662.50$/mês sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Experimente Grátis
Sobre o Cegid Vendus

O Cegid Vendus é um programa de facturação homologado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.