7 Dicas para ter sucesso no seu negócio de artesanato

Blog / Empresas / 7 Dicas para ter sucesso no seu negócio de artesanato
7 Dicas para ter sucesso no seu negócio de artesanato

Ser um artesão e criar um negócio de artesanato não é uma tarefa fácil, principalmente se pretende marcar a diferença, inovar e ser bem sucedido. Tem um negócio de artesanato e quer levar a sua marca a outra dimensão? Acompanhe estas 7 dicas para atingir o sucesso!

O principal objetivo dos empreendedores ao criarem um negócio, seja de que natureza for, é terem uma ideia bem sucedida, isto é, que seja aprovada, procurada e recomendada pelo seu público-alvo e que, no final das contas, seja algo lucrativo.

E isto pode ser feito a partir de algumas ações, acessíveis a todos aqueles que pretendem abrir uma empresa. Conheça algumas dessas ações e analise em quais poderá investir!

Alcance o sucesso no negócio de artesanato: 7 dicas essenciais

1. Aposte num modelo de gestão de negócio

Quer tenha um negócio de pequena como de grande dimensão, é fulcral investir na gestão do mesmo, de modo a garantir um bom planeamento e organização em todas as etapas do processo, evitar possíveis problemas e garantir a eficiência do mesmo.

Pode fazê-lo a partir da criação de um plano de negócios, que inclua todos os passos necessários para abrir um negócio de artesanato do zero, nomeadamente, a definição dos objetivos, missão e valores da marca, registo da empresa, avaliação de custos, investimento na comunicação do mesmo e entre outros.

Por outro lado, gerir um negócio de artesanato inclui gerir também todos os colaboradores envolvidos e os respetivos salários, assim como o planeamento e gestão dos stocks, de modo a evitar perdas de recursos e tornar o trabalho eficiente.

Para tal, pode recorrer ao uso de tecnologia para tornar os processos mais digitais e automatizados, nomeadamente, através de um software de faturação e gestão. O Vendus é um software de faturação e ponto de venda online que regista e controla as suas transações rapidamente e se adapta ao seu negócio de artesanato, facilitando a gestão e controlo do desempenho e rentabilidade do negócio, mesmo que seja feito de forma ambulante. Pode utilizar o Vendus a partir de 0,26€/dia ou opte por experimentar durante 30 dias, de forma gratuita.

2. Defina e conheça bem o seu público-alvo

Um dos primeiros passos a seguir pelos empreendedores deverá ser a definição do público que pretende impactar, ou seja, aqueles que serão os possíveis clientes e/ou utilizadores dos seus produtos.

Por exemplo, se já definiu que os seus produtos estarão relacionados com alcofas, roupa ou acessórios para bebés, provavelmente, o seu público-alvo serão as mães dos bebés, embora os utilizadores finais serão os bebés. Por outro lado, se o seu produto for cerveja artesanal, o seu público já será mais amplo e poderá incluir um segmento mais variado de pessoas, como jovens ou outro tipo de pessoas de idade média, com gosto por cerveja e outras bebidas artesanais.

De modo a fazer esta análise de forma profissional, deve investir em ferramentas e métodos de análise do público-alvo, como entrevistas e inquéritos, para que consiga identificar os diferentes segmentos de pessoas e desenhar as várias personas, descritas de forma detalhada.

O investimento no conhecimento do seu público-alvo altamente rentável, uma vez que deverá ser tido como o ponto de partida para toda a estratégia, tornando mais eficiente e focado todo o processo.

3. Defina o posicionamento do negócio

A par da definição do público-alvo, a escolha do posicionamento do seu negócio tem um papel essencial no sucesso do mesmo. Mas o que significa “posicionamento de negócio”?

Existem diferentes marcas no mesmo segmento de negócio, com público-alvos diferentes e que, por isso, têm também um posicionamento diferente. Colocando na prática, se o público que pretende impactar tem um perfil de compra mais ponderado e que se baseia na escolha de produtos “amigos do ambiente”, a marca deve ter então um posicionamento mais diferenciado e baseado na sustentabilidade.

Por outro lado, se pretende impactar pessoas com um alto nível de rendimento, com produtos altamente únicos, premium e com um preço mais elevado, será então uma marca com um posicionamento mais elevado.

A partir destes dois exemplos é possível perceber que o posicionamento depende diretamente do tipo de produto/serviço, do público-alvo, da missão e valores da marca e que, por sua vez, tem influência no preço a praticar e no tipo de comunicação. Isto reforça a importância de definição do público-alvo, de forma prévia para que, mais facilmente, consiga definir preços de venda, de acordo com a mensagem de posicionamento que pretende passar.

Umas das principais missões de um negócio de artesanato é entregar produtos únicos, com qualidade e feitos de forma artesanal aos clientes, o que faz com que, naturalmente, o posicionamento seja mais exclusivo, o que se reflete em preços mais elevados. Para o ajudar nesta definição, pode utilizar ferramentas de posicionamento, entre as quais o Triângulo de Ouro, Matriz de posicionamento e entre outras.

4. Trabalhe com os fornecedores certos

O sucesso de um negócio de artesanato depende diretamente da qualidade dos produtos, sendo que esse é um dos principais fatores que leva as pessoas a investirem num artigo de artesanato ao invés de um mesmo artigo, mas de uma loja mais convencional e de venda em grande escala.

Assim, é muito importante ter especial atenção à escolha de todos os materiais dos produtos, assim como os fornecedores certos, com valores idênticos aos da marca e que tenham possibilidade de ir de encontro às necessidades de stock e quantidades mínimas de encomenda do seu negócio.

5.Invista no marketing da sua empresa

Pode ter um produto ou gama de produtos espetacular, utilizar materiais exclusivos e ter uma proposta de valor realmente diferenciadora. No entanto, se não tiver uma estratégia de comunicação e marketing bem delineada, que dê a conhecer o seu negócio às pessoas certas, no tempo e locais mais adequados, será difícil atingir bons resultados.

Posto isto, é mandatório definir uma estratégia de marketing adaptada ao seu negócio, que identifique quais os objetivos e canais a utilizar em cada fase do funil e estabelecer budget para cada uma dessas fases- conheça 5 Estratégias de marketing para negócios de artesanato. (linkar: 5 Estratégias de marketing para negócios de artesanato)

Num negócio de artesanato sugere-se que aposte tanto em canais offline (como feiras, eventos, marketing boca a boca e entre outros), assim como em canais online (redes sociais, site próprio, publicidade paga e entre outros). Utilize a ferramenta “Marketing-mix”, de forma a identificar toda essa estratégia em maior detalhe e utilize KPI’s mais adequados para medir resultados.

6. Aposte na comunicação e venda em canais online

Mesmo num negócio de artesanato, onde sempre foi comum estar presente em meios tradicionais, nomeadamente, em feiras e eventos de artesanato, os canais online podem ser um excelente complemento e alavanque das suas vendas, visto que, atualmente, grande parte das pessoas estão conectadas digitalmente.

Como tal, é fulcral aproveitar o impacto das redes sociais para dar a conhecer os seus produtos, através da partilha de imagens e vídeos de vários ângulos e diferentes usos, algumas dicas de como os utilizar, curiosidades de como são produzidos, dicas para garantir um bom uso e maior durabilidade e outros conteúdos que considere relevantes para o seu público. Deve optar por estar presente apenas naquelas que se adaptam ao seu tipo de negócio, público-alvo e estratégia, como o InstagramFacebookPinterest ou o Youtube, e até decidir vender artesanato online, de forma direta, a partir de algumas delas.

Adicionalmente, é fundamental garantir que esse conteúdo seja visualmente apelativo, relevante, partilhado de forma consistente e que possa ser consultado rapidamente pelo seu público-alvo, de modo a que o público ganhe interesse, compre o produto e, idealmente, no final acabe por recomendar a marca, os produtos ou a sua experiência.

De forma complementar, pode, ainda, fazer parceria com sites para vender artesanato online, assim como investir em anúncios pagos da rede GoogleMeta (o antigo Facebook), se pretende alcançar um volume ainda mais elevado de possíveis clientes.

7. Desafie-se diariamente e vá além do expectável

Já existem tantas ideias de negócios de artesanato que, muitas das vezes, os empreendedores decidem “jogar pelo seguro” e investir em produtos e ideias de negócio semelhantes, mas evite seguir o mesmo caminho.

O mundo do artesanato ainda tem muito por onde explorar e como tal, aposte na sua própria formação e da sua equipa, de modo a conhecer todos os detalhes acerca do seu público-alvo, tendências, estudar a procura e oferta do mercado, o que a concorrência oferece e as necessidades dos clientes, para que possa criar produtos inovadores e trazer valor ao mercado, explorando toda a criatividade e criando peças únicas e memoráveis, a partir de técnicas de produção, materiais de fabrico e/ou outros pormenores exclusivos e, realmente, diferenciadores.

Não existem fórmulas mágicas para chegar ao sucesso. No entanto, é possível contribuir para o sucesso da sua marca de artesanato a partir da aplicação de algumas destas dicas, juntamente com algumas estratégias de marketing para negócios de artesanato.

Sugerimos que opte por combinar algumas destas ações, seja criativo na definição da sua estratégia e criação dos produtos e, principalmente, faça o seu trabalho com dedicação.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS desde 662.50$/mês sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Experimente Grátis
Sobre o Cegid Vendus

O Cegid Vendus é um programa de facturação homologado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.